Nos dias 21 e 22 de maio de 2019, os professores da disciplina de educação do campo, da Rede Municipal de Ensino, participaram de uma oficina sobre plantas medicinais, sob organização da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) em parceria com o Departamento de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

O curso foi ministrado através do coordenador regional de Dourados, Flávio de Oliveira Ferreira. No primeiro dia, os participantes receberam informações sobre a parte agronômica das plantas medicinais, como planejamento de produção, decocção, fusão, tintura, local para plantar, como cultivar e colher, como realizar a secagem das plantas e como podem ser produzidas e comercializadas.

No segunda etapa, os professores vivenciaram na prática as técnicas de manipulação das plantas medicinais, onde foram produzidos vinagre aromático, tempero caseiro de alho sal e plantas que são medicinais e aromáticas condimentares, vinho medicinal, xarope expectorante, sabonete glicerinado e shampoo de babosa.

O trabalho foi supervisionado pela coordenadora das disciplinas de Educação do Campo, Elizandra Gonçalves, e pelo coordenador da Agraer de Terenos, Valdecir Batista.

Texto/Foto: Divulgação / Agraer