Nesta sexta-feira (16), foi realizado mais um encontro do Projeto 60+, uma iniciativa voltada para a valorização da pessoa idosa, promovida por meio de uma parceria entre a FIEMS, o SESI e a Escola Municipal de Artes de Terenos.

O curso oferecido nesta etapa tem como foco principal a inclusão digital da melhor idade, proporcionando aos participantes a oportunidade de aprender a utilizar tecnologias do dia a dia, como celulares, aplicativos e redes sociais, de maneira segura, consciente e útil para suas rotinas.

Com o apoio de dois professores capacitados, os idosos estão sendo orientados de forma didática e acolhedora, respeitando o ritmo de cada um e incentivando a autonomia no uso de ferramentas digitais. A proposta é romper barreiras tecnológicas, promovendo mais independência, comunicação e qualidade de vida.

Além das aulas de informática e uso de tecnologia, os participantes também têm acesso a aulas de violão, fortalecendo a integração social, o bem-estar emocional e a expressão artística.

De acordo com o professor de música Edilson Borges,

“O Projeto 60+ é uma iniciativa da Prefeitura Municipal em parceria com o SESI, que tem como objetivo ensinar os idosos da terceira idade a utilizar o celular e seus aplicativos, promovendo mais autonomia e independência na área da tecnologia. Aproveito para convidar todos os idosos: venham participar com a gente! Você é nosso convidado especial.”

O projeto tem sido bem recebido pelos participantes, como explica a aluna Alice Maria Mendes:

“Eu acho esse projeto muito interessante e muito importante na vida dos idosos. A tecnologia começou a avançar justo quando a gente já estava envelhecendo, então temos uma certa dificuldade, né? Aí a gente sempre tem que pedir ajuda para um filho, um neto que estiver por perto, ou ficar procurando no Google alguma orientação. Com esse curso, a gente vai poder se comunicar melhor, pesquisar, organizar fotos… Coisas simples para as crianças de hoje, mas que pra gente ainda são um desafio. Por isso, acredito que vai ser muito relevante nas nossas vidas.”

O Projeto 60+ é mais uma ação que reforça o compromisso do município com a inclusão, o envelhecimento ativo e o respeito às pessoas idosas, oferecendo atividades que ampliam horizontes e fortalecem vínculos.

As atividades seguem acontecendo na Escola Municipal de Artes, com encontros regulares, e continuam abertas a novos participantes.

X