Nesta quarta-feira (19), foi realizado o lançamento do projeto de videomonitoramento, um avanço significativo para a segurança do município. Com a instalação de 59 câmeras estrategicamente posicionadas, as forças de segurança terão uma nova ferramenta para monitoramento e investigação, garantindo maior proteção para a população.

O secretário municipal de Trânsito, Neylor Thomaz, destacou a importância dessa iniciativa:

“Essa iniciativa vai melhorar muito a segurança no nosso município. Vai aprimorar o trabalho da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Secretaria Municipal de Trânsito. Além disso, vai nos auxiliar bastante no monitoramento da cidade.”

O projeto foi desenvolvido em parceria com a empresa Camerite, responsável pela implementação da tecnologia. O representante da empresa no Mato Grosso do Sul, Leonardo, ressaltou a inovação do sistema:

“Hoje viemos, através da apresentação e treinamento, entregar uma obra que foi idealizada no ano passado. É um projeto muito bacana que utilizamos inteligência artificial e leitura de placas. Com isso, o município pode utilizar essa ferramenta em todas as câmeras para apoiar as forças de segurança, garantindo mais proteção para os moradores e afastando possíveis infratores.”

Além de reforçar a vigilância em tempo real, o sistema contribuirá diretamente para as investigações da Polícia Civil. O delegado Mateus Crovador destacou o impacto positivo do videomonitoramento no trabalho policial:

“Quero agradecer à Prefeitura de Terenos por nos ceder acesso às 59 câmeras. Isso representa um marco, uma inovação que melhorará a qualidade da investigação criminal. Sempre digo que os órgãos do sistema de justiça funcionam de forma escalonada: a Polícia Militar tem sua função, e a Polícia Civil realiza a primeira fase da persecução penal, coletando elementos de prova que futuramente subsidiam uma condenação. Com essas câmeras, provavelmente atingiremos uma taxa de 100% de resolução dos crimes cometidos em Terenos. Agradeço a confiança da população e reforço que utilizaremos essa ferramenta com ética, dentro da legalidade e em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.”

É importante destacar que as câmeras serão utilizadas exclusivamente para segurança, não tendo a finalidade de aplicação de multas.

A Prefeitura de Terenos segue investindo em tecnologia e inovação para proporcionar mais segurança e qualidade de vida para a população.

X