Na última segunda e terça-feira (10 e 11), foi realizada a terceira etapa do curso de capacitação para os educadores da Rede Municipal de Ensino de Terenos. Os profissionais receberam treinamento em primeiros socorros, fortalecendo a segurança no ambiente escolar.
A Prefeitura Municipal de Terenos, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, tem como objetivo capacitar professores e funcionários para agir em situações de emergência. O treinamento foi dividido em dois períodos: pela manhã, os participantes receberam instrução teórica, enquanto à tarde foram realizadas atividades práticas.
O que é a Lei Lucas?
Sancionada em 2018, a Lei Lucas (Lei nº 13.722/18) determina que escolas públicas e privadas de educação infantil e básica capacitem seus profissionais para o atendimento de primeiros socorros. A legislação surgiu após o trágico acidente que vitimou Lucas Begalli, de 10 anos, durante um passeio escolar. O menino engasgou com um pedaço de salsicha e, por falta de preparo adequado, não recebeu atendimento a tempo. A medida busca evitar que tragédias como essa se repitam, garantindo mais segurança para crianças e adolescentes no ambiente escolar.
Além da capacitação dos profissionais, a implementação da Lei Lucas exige que as escolas recebam e
mantenham kits de primeiros socorros adequados, contendo itens essenciais para atender a possíveis situações de emergência. Esses kits devem ser facilmente acessíveis e devidamente identificados, para que qualquer funcionário da escola possa utilizá-los de maneira eficaz, caso necessário.