Na manhã desta quinta-feira (30), para encerrar o mês de janeiro, a Prefeitura de Terenos organizou um momento especial de acolhimento para os servidores, em alusão à campanha Janeiro Branco. A psicóloga dos servidores, Lilian Tomioka, destacou a importância da iniciativa:

“O Janeiro Branco é uma campanha nacional que visa à conscientização sobre a saúde mental e emocional. É fundamental entendermos que nosso bem-estar está em nossas mãos. Aprendemos a cuidar do outro, mas, antes de sermos filhos, mães, pais ou trabalhadores, somos seres humanos. Precisamos nos permitir esse movimento de olhar para nós mesmos, ouvir nosso coração, acolher nossos sentimentos e respirar.”

A diretora da Atenção Primária, Pâmella Ramos, compartilhou sua experiência para inspirar os presentes:

“Por muito tempo, eu me perguntava: ‘Quem sou eu? Em que momento me perdi?’. Isso acontecia porque eu vivia sob as expectativas dos outros. Chegou um momento em que precisei buscar ajuda profissional para me reencontrar. Hoje, vivo a Pâmella que sou, dentro das expectativas que eu mesma crio, fazendo o que realmente gosto.”

Eliane Arruda, agente de saúde e instrutora das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), reforçou a importância do autocuidado:

“A saúde mental e o autocuidado caminham juntos. Quando estou bem comigo mesma, consigo estar bem com quem está ao meu redor. Muitas vezes, achamos que autocuidado significa grandes mudanças, mas, na verdade, são pequenos hábitos diários que tornam nossa rotina melhor.”

No município, os servidores contam com o suporte de uma psicóloga dedicada exclusivamente a eles, além da oferta de práticas integrativas, como auriculoterapia, Laya Yoga, escalda-pés, automassagem e atendimento psicológico.

Terenos marcou presença no 1º NuPICS da região norte do Mato Grosso do Sul, realizado em Coxim. Durante o evento, o município foi reconhecido pelo trabalho desenvolvido nas PICS, consolidando-se como referência na área.

Um dos destaques foi o projeto “Cuidando de Quem Cuida”, voltado ao bem-estar dos servidores que atuam em benefício da comunidade. A iniciativa busca valorizar esses profissionais, oferecendo terapias integrativas, acolhimento e suporte emocional para melhorar sua qualidade de vida.

 

X