Na manhã desta segunda-feira (09), os funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Samuel Chaia Jacob realizaram uma solenidade em alusão ao “Outubro Rosa”, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

O público presente participou de uma palestra e, também, acompanhou a exibição de um vídeo educativo que trouxe informações sobre o autoexame e alguns sinais que devem ser observados pelas mulheres e homens durante sua avaliação.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres. Depois do câncer de pele não melanoma, responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

Vale lembrar que existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Mais informações sobre atendimentos e exames podem ser obtidas pelo telefone (67) 3246-0030.

X