O Projeto Primeiros Olhares é uma iniciativa colaborativa entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação, com um nobre propósito: oferecer óculos para alunos matriculados nas escolas municipais, abrangendo desde o 1º até o 9º ano. Essa parceria visa não apenas corrigir problemas de visão, mas também promover uma educação mais inclusiva e igualitária.

O processo inicia-se com uma triagem cuidadosa, realizada por profissionais capacitados, para identificar os alunos que necessitam de uma avaliação oftalmológica. Essa etapa é crucial para garantir que cada criança ou adolescente receba a atenção necessária de acordo com suas necessidades visuais individuais.

Uma vez identificados os alunos que precisam de assistência visual, são encaminhados para consulta com oftalmologistas, onde serão diagnosticados e prescritos óculos, caso necessário. Além disso, aqueles que já possuem óculos, mas necessitam de troca devido a mudanças na prescrição ou desgaste, também serão beneficiados pelo projeto.

Ao fornecer óculos para os alunos que deles necessitam, o Projeto Primeiros Olhares não apenas melhora a qualidade de vida desses jovens, mas também contribui para o seu desempenho acadêmico e bem-estar emocional. Uma visão clara e corrigida não apenas facilita a absorção do conhecimento em sala de aula, mas também fortalece a autoconfiança e a autoestima dos alunos, permitindo que eles alcancem todo o seu potencial.

Por meio dessa parceria entre saúde e educação, estamos não apenas corrigindo problemas de visão, mas também quebrando barreiras e promovendo a igualdade de oportunidades para todos os alunos, independentemente de suas condições visuais. Juntos, estamos construindo um ambiente escolar mais inclusivo e acessível, onde cada criança e adolescente possa desenvolver-se plenamente e alcançar seus sonhos.

X