Este curso, meticulosamente construído, tem como base uma abordagem inovadora da educação, fundamentada nos estudos das Ciências Cognitivas, uma disciplina dedicada à pesquisa sobre a mente e o cérebro humanos. Seu propósito central é orientar os participantes na compreensão profunda das raízes cognitivas que fundamentam os intrincados processos de aprendizagem.

A cognição, como campo de estudo, revela-se notavelmente complexa, pois está intrinsecamente ligada à maneira como percebemos e absorvemos informações. As pesquisas mais recentes nesse campo, indo além dos limites da psicologia convencional, abrangem disciplinas como neurociência, ciências cognitivas, educação cognitiva e neurobiologia, revelando que a cognição não apenas possui uma estrutura intricada, mas também uma fisiologia específica, com inter-relações complexas com o funcionamento cerebral, gerando preferências cerebrais singulares.

Esse conhecimento aprofundado, adquirido ao longo do curso, capacita os participantes a identificarem de maneira precisa a “porta de entrada” para otimizar os processos de aprendizagem.

De acordo com Vanessa Benites, integrante destacada do Grupo de Apoio Pedagógico (GAPE), a formação continuada intitulada “ACESSE Estrutura do Pensamento e Aprendizagem” foi oportunizada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, destinada a professores e coordenadores do ensino fundamental I. Distribuída ao longo de nove meses, de abril a dezembro, com uma carga horária extensa, ultrapassando as 100 horas de estudo, a formação proporcionou uma compreensão enriquecedora de que cada aluno possui um estilo cognitivo singular, distinguindo-se pelos seus métodos distintos de processamento de informações, preferências de pensamento e, consequentemente, maneiras únicas de aprender e estruturar seus pensamentos.

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