No dia 3 de outubro de 2023, a Escola Municipal Professora Vilma Fátima de Assis Barreto tornou-se o cenário vibrante de uma iniciativa ambiental única. Em uma colaboração inspiradora entre a Secretaria do Meio Ambiente e a Morhena, uma ação de educação ambiental foi executada com sucesso, dirigida ao público escolar, visando a conscientização de 80 alunos do ensino fundamental, com idades variando de 6 a 14 anos.

A abordagem adotada foi cativante e educativa, utilizando uma palestra envolvente que incorporou elementos lúdicos para transmitir conceitos fundamentais de sustentabilidade, coleta seletiva e educação ambiental. O intuito principal dessa atividade foi incentivar as crianças e jovens a aderirem à prática da coleta seletiva, promovendo uma visão holística da importância da destinação ambientalmente correta dos recicláveis.

Durante a palestra, os alunos foram guiados através de uma jornada imaginativa, onde a sustentabilidade se tornou não apenas uma palavra, mas sim uma experiência visual e tangível. A discussão sobre a coleta seletiva foi apresentada de forma atraente, destacando como cada ação, por menor que seja, contribui para o bem-estar do planeta.

A ênfase recaiu sobre a responsabilidade coletiva na promoção de práticas sustentáveis, encorajando os estudantes a se tornarem agentes ativos na preservação do meio ambiente. A educação ambiental foi, assim, incorporada de maneira acessível e relevante, tornando-se um instrumento valioso para cultivar a consciência ecológica desde a infância.

Além disso, a iniciativa também teve como objetivo estimular a economia circular do município, mostrando como a reciclagem não apenas contribui para a preservação ambiental, mas também desempenha um papel vital na criação de oportunidades econômicas sustentáveis.

Ao término do evento, os alunos não apenas absorveram conhecimentos sobre a importância da separação de materiais recicláveis, mas também foram inspirados a se tornarem defensores ativos do meio ambiente em suas comunidades. Essa ação exemplar não apenas marcou um capítulo significativo na educação ambiental local, mas também deixou uma impressão duradoura nas mentes jovens, plantando as sementes de um futuro mais sustentável.

X