No dia 7 de julho, ocorreu no município uma capacitação ministrada pelo farmacêutico Lucas, direcionada aos profissionais de saúde. O tema abordado foi o uso de plantas medicinais, fitoterapia e aromaterapia. Essa iniciativa faz parte das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS), as quais englobam também meditação, reiki, cromoterapia, entre outras, oferecidas no município de Coxim, MS. Essa ação de educação permanente reflete a parceria intermunicipal entre as prefeituras e secretarias de saúde de Coxim e Terenos.

De acordo com Lucas Silva Peixoto, o objetivo dessa capacitação é de suma importância para os profissionais de saúde em Terenos. Durante o evento, foram discutidas as PICS, que são práticas complementares ao Sistema Único de Saúde (SUS), visando promover a qualidade de vida e o bem-estar dos usuários. A capacitação proporcionou informações sobre o uso adequado das plantas medicinais, incluindo o armazenamento, contraindicações e resgate do conhecimento popular da comunidade. Uma vez que os profissionais de saúde estão em contato direto com os pacientes, eles poderão orientar de forma mais eficaz sobre o uso racional das plantas medicinais. Além disso, foram abordados os benefícios terapêuticos dos banhos aromáticos com plantas aromáticas, promovendo a saúde dos pacientes.

As Práticas Integrativas e Complementares de Saúde têm como objetivo promover a saúde e o bem-estar dos pacientes.

Além disso, gostaríamos de expressar nosso sincero agradecimento ao farmacêutico Lucas Silva Peixoto, responsável por ministrar a capacitação em Terenos.  Agradecemos por compartilhar seu conhecimento e contribuir para o aprimoramento dos cuidados de saúde na comunidade. Sua participação foi de extrema importância e estamos gratos pela valiosa contribuição que você trouxe para essa capacitação.