A castração é um procedimento seguro e eficaz que contribui para a redução do número de animais abandonados e previne o superpovoamento nas ruas, promovendo um ambiente mais saudável e equilibrado para todos.

Além de controlar a população de animais, a castração traz benefícios significativos para a saúde dos pets. Tanto gatos quanto cães podem se beneficiar da diminuição do risco de câncer de mama, tumores uterinos, infecções uterinas, câncer de testículo e doenças relacionadas ao sistema reprodutor e urinário. Ao disponibilizar programas de castração, a Prefeitura está promovendo a saúde e o bem-estar dos animais da cidade.

De acordo com o Prefeito Henrique Budke, “realizamos a castração de animais todas as quartas-feiras, atendendo uma média de cinquenta animais por mês. O objetivo principal é reduzir a quantidade de animais de rua, bem como prevenir a propagação de doenças que esses animais possam transmitir. Este é um serviço gratuito oferecido pela prefeitura para cães e gatos do município.”

Paulo Freitas acrescenta que “na primeira etapa, já castramos mais de cento e quarenta animais, este ano já chegamos a mais de cento e oitenta animais. Isso é importante para o controle da leishmaniose e do descontrole populacional.” O veterinário enfatiza a importância de manter o cadastro atualizado junto à equipe da vigilância sanitária, caso haja mudança de número de telefone ou desinteresse em realizar a castração do animal.

Outro aspecto relevante é a influência positiva que a castração exerce sobre o comportamento dos animais. Com a redução de comportamentos indesejados, como agressividade, os animais tendem a ter uma convivência mais harmoniosa com seus tutores e com outros animais.

A castração é um procedimento que oferece segurança e eficácia, desempenhando um papel fundamental na redução do número de animais abandonados e no controle do superpovoamento nas ruas. Ao optarmos por essa medida, estamos contribuindo para a criação de um ambiente mais saudável e equilibrado para todos.