Chancela de Educação Empreendedora foi dada para as escolasSalustiano da Mota e Professora Vilma Fatima de Assis em reconhecimento ao trabalho realizado

Na manhã desta segunda-feira (13), o Sebrae/MS concedeu as escolas municipais de Terenos Professora Vilma Fatima de Assis e Salustiano da Mota, localizadas na zona rural do município, uma placa que reconhece o trabalho desenvolvido pelas instituições de ensino no âmbito da formação de jovens empreendedores. A entrega da honraria veio, pois, as duas unidades foram classificadas pelo Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora comoinstituições de ensino brasileiras com um grau elevado de implementação de metodologiasvoltadas para o empreendedorismo.

O índice atingido pelas escolas foi de 89%,superior à média exigida para instituições avançadas que, atualmente, é de79%.O descerramento da placa foi realizado na sede de cada escola, e contou com a presença de pais e alunos, além de representantes da Prefeitura Municipal.Em uma das solenidades, realizada na escola Professora Vilma Fatima de Assis, participou também o prefeito de Terenos, Henrique Budke.

Nas duas instituições de ensino o trabalho realizado no âmbito do empreendedorismo teve início em 2021 com a chegada do programa Cidade Empreendedora em Terenos, realizado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal. Um dos principais eixos da iniciativa é o Educação e, por meio dele, os professores foram capacitados para aplicação da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), voltada para estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Além do JEPP, outras soluções com o foco no empreendedorismo, como palestras e capacitações, também foram oferecidas pelo Sebrae para o município.

De acordo com a secretária de Educação de Terenos, Carla Rezende, ter o reconhecimento do trabalho é de suma importância para a Rede Municipal de Ensino por ressaltar o comprometimento do corpo docente e a qualidade do serviço oferecido. “Ao trabalhar o empreendedorismo conseguimos personalizar o ensino e adaptar a metodologia ao ritmo de aprendizagem de cada estudante o que é muito importante. Isso fez com que eles tivessem vontade de criar coisas novas, aprendessem a trabalhar em grupo e a ter atitude empreendedora.Todas as escolas de Terenos estão de parabéns por aceitarem o desafio de implementar a metodologia

e, essas duas, se destacaram, ainda mais, pela avaliação do Sebrae. Então, estamos muito felizes pois isso é um estímulo para que a gente faça cada vez melhor”, destacou a secretária.

Segundo a gestora estadual do programa Educação Empreendedora, Priscila Veloso, a Chancela de Educação Empreendedora foi concedida pelo Sebrae às escolas, por meio do Radar Educação Empreendedora. A ferramenta classificou as instituições de ensino em relação ao grau de ambiência favorável para a implementação das metodologias a partir do preenchimento de um formulário.

“As escolas participantes inseriram informações sobre as iniciativas e projetos desenvolvidos e, a partir disso, o radar mediu o envolvimento dos atores e aspectos como a cultura, estrutura, recursos e políticas públicas. As duas escolas municipais de Terenos se destacaram em relação à pontuação e, por isso, foram contempladas com a honraria”, esclareceu Priscila.

Mais do que receber a placa, o reconhecimento permitiu que a escola pudesse compartilhar as boas práticas com outras instituições de ensino. As ações desenvolvidas estão disponibilizadas no site do Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora na aba “CER Histórias”.

Palestra “Super competências empreendedoras”

Nesta quarta-feira (15), o Sebrae/MS oferece para estudantes das duas escolas a palestra “Super competências empreendedoras” com a proposta de trabalhar com as crianças e adolescentes características positivas como comunicação, bom relacionamento, organização e planejamento. Mais do que garantir que uma pessoa se destaque no mundo do empreendedorismo, o desenvolvimento de habilidades deste tipo também é fundamental para que o estudante siga a carreira que desejar no futuro.

Na Escola Municipal Professora Vilma Fatima de Assis, a capacitação será ministrada, das 12h às 13h, e Escola Municipal Salustiano da Mota, localizada no Assentamento Campo Verde, a palestra será realizada no início da manhã das 7h15 às 8h15.

Mais informações sobre o programa Educação Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo e-mail educacaoempreendedora@ms.sebrae.com.br. Já para saber mais sobre o programa Cidade Empreendedora, acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.