No último sábado (5), foi realizada a primeira etapa do curso capacitação para os educadores da Rede Municipal de Ensino. Os profissionais receberam um curso de capacitação sobre primeiros socorros.
A iniciativa da Prefeitura Municipal de Terenos, através da Secretária de Educação em parceria com a Secretária de Saúde tem como objetivo capacitar os profissionais (professores e funcionários). O Treinamento foi dividido em dois períodos manhã e tarde, sendo no período matutino conteúdo teórico e no período vespertino foram desenvolvidas atividades práticas.
A Lei Lucas foi sancionada em 2018, após o acidente que vitimou fatalmente uma criança de dez anos. A lei tem como obrigatoriedade que os profissionais que atuam nas escolas estejam preparados para o atendimento de primeiros socorros.
O que diz a Lei Lucas?
Lei Lucas (13.722/18) foi sancionada dia 04/10/2018. A necessidade dessa lei ocorreu devido a um acidente que ocorreu com Lucas Begalli, uma criança de apenas 10 anos de idade que perdeu a vida em um simples passeio escolar depois de comer um cachorro quente e ter engasgado com um pedaço de salsicha. Essa fatalidade poderia ter sido evitada se houvesse preparo sobre primeiros socorros pelas pessoas responsáveis pelo evento. A lei obriga as escolas, públicas e privadas, de educação infantil e básica a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.