Hoje é o dia de homenagear a relevância dos serviços prestados por esses trabalhadores. A data foi instituída pela Lei nº 13.099, de 27 de janeiro de 2015, aprovada pelo Congresso Nacional. 05 de novembro foi proposto, em razão da Lei nº 5.524, de cinco de novembro de 1968, que criou a profissão Técnico Agrícola.

Vamos citar alguns trabalhos desenvolvidos pelos profissionais da área como: promover gestão do agronegócio; coordenar operações de produção, armazenamento, processamento e distribuição dos produtos agrícolas e derivados; coordenar as inter-relações das atividades nos segmentos do agronegócio, em todas suas etapas; planejar, organizar, controlar as atividades de gestão do negócio rural; promover ações integradas de gestão agrícola e comercialização; idealizar ações de marketing aplicadas ao agronegócio; executar ações para a promoção e gerenciamento de organizações associativas e cooperativistas; programar ações de gestão social e ambiental para promoção da sustentabilidade da propriedade; avaliar custos de produção e aspectos econômicos para comercialização de novos produtos e serviços; captar e aplicar linhas de crédito compatíveis com a produção; implantar e gerenciar o turismo rural.

Para Gilberto Oliveira “o Técnico Agrícola tem uma papel fundamental e muito importante dentro da agricultura, as suas funções e atribuições fazem uma grande diferença no meio agrícola, atua com pesquisas de mercado para melhor orientar o produtor, o que produzir, auxilia também com orçamento agrícola, como por exemplo, o orçamento de semente, insumos, ambienta os produtores com o preparo do solo, resumindo, é um profissional de extrema importância para o desenvolvimento da agricultura, que é um papel desempenhado dentro das diversas ações que acontece no município através da Secretária de Desenvolvimento”, explicou o Técnico.

A Prefeitura Municipal de Terenos em parceira com Secretaria de Desenvolvimento, sempre em busca de melhorias para o município.