Uma saúde Bucal pode refletir a saúde de todo o organismo, a boca interage com todas as estruturas do nosso corpo. Más condições de higiene oral podem causar diversas doenças bucais, que em contrapartida podem levar a enfermidades ou agravá-las.
Devemos ter bons hábitos de higiene bucal desde cedo para garantir mais saúde ao longo da vida. É preciso escovar os dentes todos os dias, após todas as refeições, e principalmente antes de dormir, devemos complementar a escovação passando o fio dental entre todos os dentes.
Além disso, é imprescindível a visita regular ao dentista. Normalmente as pessoas procuram pelo profissional de saúde quando já estão sentindo alguma dor, mas ir ao dentista regularmente evita o aparecimento de doenças.
Segundo Jessika Rezende “Até parece clichê, mas a saúde realmente começa pela boca, se um paciente não tem uma boa mastigação pode ter problemas gástricos, se tem uma infecção na boca e não trata essa bactéria pode se alojar no coração, ou até mesmo se falta um dente na frente, como fica a vida social dessa pessoa? Se sua saúde bucal estiver em dia, já é um grande sinal que o resto do corpo também vai bem. Então as pessoas precisam acabar com essa ideia de que só precisa ir ao dentista se houver dor, a prevenção é a melhor escolha sempre”, afirmou a dentista do município.
A Secretária de Saúde trabalha para oferecer aos cidadãos acesso a serviços de saúde bucal de qualidade. Aqueles que necessitam de atendimento odontológico municipal devem procurar uma unidade de saúde que atenda o seu bairro. Todas as unidades têm uma equipe saúde bucal, com atendimentos de segunda a sexta por agendamento.
No centro de reabilitação (mais conhecido como Anexo), os atendimentos são realizados pela manhã com livre demanda o que não necessita agendamento prévio, priorizando a zona rural.
A Prefeitura Municipal de Terenos parabeniza todos os profissionais que muito além de devolver sorrisos, nos ensina a cuidar da nossa saúde bucal.