Hoje é dia 18 de maio “Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes” e o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), em parceria com o Conselho Tutelar e Departamento de Assistencia Social, Direitos Humanos e Trabalho – DDHAST/SUAS do Município de Terenos – MS, vem mais uma vez fazer alusão ao dia em atendimento a orientação do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Rede ECPAT Brasil vêm ressaltar a importância da mobilização e participação de todos nessa ação de conscientização. No entanto, levando em consideração o contexto de pandemia em face do corona vírus (COVID-19) as ações serão realizadas online.

É importante que enquanto rede possamos refletir e ficarmos atento sobre crianças e adolescentes que, por permanecerem em isolamento, muitas vezes com seu abusador (no caso da violência intrafamiliar), perderam seus laços de confiança mais comuns para a efetivação da denúncia, como professoras/es, médicas/os, cuidadoras/es, entre outros. Entendemos ainda que, com muitas crianças e adolescentes sem atividades rotineiras, a presença delas/es na internet se intensificará, e quando sem supervisão, tal presença pode ser prejudicada com o aumento do abuso e da exploração sexual pela internet.

O objetivo dessa ação é divulgar os canais de denúncia e fazer com que todos fiquem atentos a esse assunto. Essa semana, o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adoescente), o Conselho Tutelar e o Departamento de Assistência Social Direitos Humanos e Trabalho – DDHAST/SUAS do município de Terenos – MS estarão em campanha de divulgação sobre o combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes, e divulgando o Canal de Denúncia.

Fique Atento!
Denúncie!