Nesta quinta-feira (05) o prefeito, Donizete Barraco (DEM), participou de uma reunião com membros do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para falar sobre REPAC (Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo) 2020.

O coordenador da área Campo Grande /Subárea Sidrolândia, Leandro Amaral de Abreu, e o Coordenador da Base Territorial, Hélio dos Santos Oliveira, apresentaram alguns tópicos sobre a importância do Censo Demográfico 2020, dentre eles, a coleta de dados para o planejamento público e privado e, também, a captação de informações que servirão como base para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O Censo Demográfico será realizado no período de agosto/20 a outubro/20 (3 meses), por toda a extensão territorial do município. Para realização do trabalho, será montado um posto de coleta que contará com 20 (vinte) recenseadores e 3 (três) supervisores.

O Agente Censitário Municipal (ACM), o Agente Censitário Supervisor (ACS), e o recenseador, serão definidos por meio de Processos Seletivos Simplificados. As provas acontecerão nos meses de fevereiro/20 e março/20, respectivamente.

A Prefeitura de Terenos, com apoio de entidades e órgãos públicos, prestará suporte ao IBGE na divulgação dos processos seletivos e, também, contribuirá com apoio logístico para a realização da operação.

Ao final da reunião, foi definido que o “IBGE Educa” será utilizado como ferramenta de divulgação, já que o mesmo tem por objetivo apresentar o Censo 2020 nas escolas, sensibilizando a população para receber bem o recenseador e responder a pesquisa.

Participaram da reunião o presidente da Câmara de Vereadores, Helder Noboru Kasae – Xirú (PSB), o diretor do Departamento de Educação, Hermes da Silva, o diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico, Ewerton Fortuna, o diretor do Departamento de Estradas e Rodagem, José Carlos de Moraes, o chefe de gabinete, Nilson Peixoto, o presidente da ACIAT, Oguineis Almeida, o presidente da Associação dos Quilombolas (Colônias Velha e Nova), Reginaldo Souza da Silva, o representante do setor de tributos, Abnezer Almeida, a coordenadora da Agraer de Terenos, Fernanda Motozinho, e o 1º Tenente da PM, Márcio Garcia de Rezende.

Assessoria de Imprensa
Texto/Foto: Divulgação

X