Quinta-feira (10), foi realizado o segundo dia da 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Durante o evento foram desempenhadas diversas atividades, incluindo palestras com o Dr. Eduardo de Araújo Portes Guedes, Promotor de Justiça, Dra. Ester Quintanilha, Defensora Pública, com a psicóloga Lilian Mitiko Tamioka, além do debate e leitura em torno dos 5 (cinco) eixos.

O objetivo da conferência é mobilizar crianças, adolescentes e a sociedade para construir propostas direcionadas para afirmar o princípio da proteção integral de políticas públicas, através dos 5 (cinco) eixos orientadores sobre a garantia dos direitos humanos no contexto pandêmico e pós-pandemia; enfrentamento das violações e vulnerabilidade resultantes da pandemia COVID-19; Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e pós-pandemia; participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico; e  Garantia de Recursos para as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes durante a pós-pandemia da COVID-19.

O CMDCA também definiu os delegados que representarão o município na 11ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, conforme orientação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do adolescente (CONANDA).

X